Tá afim de fazer uma viagem mas não tem muito dinheiro para investir? Então saiba que fazer um cruzeiro pode ser uma boa opção pensando na relação entre o custo e benefício.

Ainda mais em cruzeiro all inclusive, que você paga o valor da viagem e depois não precisa se preocupar em gastar dinheiro dentro do navio – a não ser que você queira aproveitar o spa, o casino ou alguma atração extra (Vou falar mais sobre eles logo abaixo).

Se você ainda não sabe, fiz recentemente uma viagem com amigos para comemorar nossa formatura. Lá no canal do Inspiradouro, tem vídeos semanais da websérie “Formatura em Alto Mar”, mostrando dicas e o nosso dia-a-dia no cruzeiro, passando por Itajaí, Montevidéu e Buenos Aires. Foi simplesmente incrível! *-*

Vou tentar ser o mais rápido e objetivo nas dicas para você não se perder na sua primeira viagem de cruzeiro marítimo. Qualquer dúvida, é só deixar aqui nos comentários, ok?

Pacotes de viagem

Se você prefere pagar um valor fixo e não se preocupar em levar dinheiro para sobreviver no navio, prefira sempre o “all inclusive”. Este sistema disponibiliza bebidas e refeições diárias, e você não precisa pagar nada a mais (a não ser que você queira). No caso do cruzeiro que fiz com os amigos, eram inclusas até as bebidas alcoólicas no pacote.

Pacotes de cruzeiros marítimos

Visto

Se o seu cruzeiro for para fora do Brasil, veja com a companhia de viagem se é necessário o visto de entrada. Se sim, é sua responsabilidade providenciá-lo antes da viagem.

visto-primeira-viagem-cruzeiro-maritimo

Itinerário

Confirme sempre os dias de escala e os dias de navegação. Tendo isso em mente, pesquise bastante sobre o destino para ter informações sobre o local que você vai visitar. Nos dias de escala, normalmente, é só um “bate e volta” naquela cidade, por isso, é importante você se programar para aproveitar cada segundo.


itinerario-primeira-viagem-cruzeiro-maritimo

Cabine

Tanto faz. Só vamos lá para dormir e tomar banho, ou seja, é o lugar que menos ficamos dentro no navio. As cabines internas (sem janelas) são as mais baratas.

cabine-primeira-viagem-cruzeiro-maritimo

Bagagem

Não tem número máximo de malas, mas, normalmente, as cabines são pequenas. Não se esqueça que além de suas malas, você também precisa caber dentro da cabine. Neste vídeo, mostro como arrumei a minha mala para o cruzeiro.

bagagem-primeira-viagem-cruzeiro-maritimo

Bagagem de mão

Levar uma muda de roupa (porque você nunca sabe quando a mala vai chegar na sua cabine), remédios, óculos de sol, protetor solar, documentos (passaporte para exterior) e materiais de valor.

bagagem-de-mao-primeira-viagem-cruzeiro-maritimo

Roupas

Roupa de banho (óbvio), roupas e calçados confortáveis, chinelo e tênis para andar, pelo menos uma blusa (porque à noite venta bastante) e roupa formal para o jantar de gala com o comandante. Além disso, confirme com a companhia de viagens se terá alguma festa temática ou ocasião que precise de uma roupa específica.

roupas-primeira-viagem-cruzeiro-maritimo

O que não levar para o navio

Objetos que emitem calor como, por exemplo, vela, incenso, ferro de passar, secador de cabelo (já tem nas cabines, mas, por via das dúvidas, confirme com o agente de viagens). Ah, armas e drogas também não podem, é claro.

o-que-nao-levar-primeira-viagem-cruzeiro-maritimo

Atividades pagas a parte

Existem restaurantes, atrações, spa e excursões que são pagas a parte, mas meus amigos e eu não fizemos nenhuma dessas atividades e tivemos uma viagem incrível mesmo assim, como você pode ver clicando aqui. ;)


spa-primeira-viagem-cruzeiro-maritimo

Câmbio – Qual moeda levar?

Dentro do navio, dólar americano, mas em viagens pela Europa, euro. É válido confirmar com o agente qual moeda é usada no navio e nos países que você for visitar, levar dinheiro trocado e habilitar os cartões de crédito para uso no exterior.


cambio-moeda-primeira-viagem-cruzeiro-maritimo

Free shop

Só abrem quando o navio está em alto mar. Na atual situação econômica, eu e meus amigos não vimos vantagem e achamos tudo muito caro.

free-shop-primeira-viagem-cruzeiro-maritimo

Internet

Tem WiFi, mas é pago por hora e também é muito caro, ou seja, curta a sua viagem e deixa para postar as selfies depois que voltar – ou então em algum WiFi que encontrar enquanto estiver visitando as cidades (foi o que fizemos, hahaha).

internet-primeira-viagem-cruzeiro-maritimo

Desembarque

Arrumar a mala na noite anterior ao desembarque, colocar a etiqueta de identificação preenchida e deixar na porta do quarto.

desembarque-primeira-viagem-cruzeiro-maritimo

Bom, acho que é isso. Faltou alguma coisa? Então comenta aqui nos comentários que eu te respondo, tá bom? (:

Ah, e não esquece de assistir a websérie “Formatura em Alto Mar” no canal do Inspiradouro (clicando aqui). Aproveita e inscreva-se lá no canal para me manter motivado a trazer cada vez mais conteúdos que inspirem as pessoas a levantarem a bunda da cadeira e sair da mesmice. :)

Aquele abraço!

Escrito por Bruno Vigatto
Criador do Inspiradouro, publicitário, inquieto, designer multimídia e apaixonado pelo mundo da Internet, adora criar e divulgar conteúdo pela web que inspire as pessoas de alguma forma.