Como lidar com a tristeza em 10 passos

Todo mundo passa por um momento difícil na vida. É saudável passar por isso pois esses momentos nos ajudam a crescer, a descobrir coisas sobre nós mesmos e a lidar com as adversidades da vida.

Apesar disso, até chegar essa fase do amadurecimento muita coisa pode acontecer e parecer impossível lidar com os momentos “bad vibes”.

Principalmente, se a razão da tristeza for a perda de algo que tinha um valor muito grande pra você, ou uma mudança radical que aconteceu na sua vida.

Nesse artigo tentaremos ajudar dizendo alguns passos importantes para aprender a lidar com esses momentos de tristeza e solidão. Lembrando que não é normal se sentir triste sempre e, se esse for o caso, é importante procurar ajuda com profissionais da saúde (como psicólogos etc).

PASSO 1: SOFRA E SINTA A DOR DA PERDA

Sim, pode parecer estranho esse passo. Mas ele é importantíssimo para passar para a fase da aceitação.

Quando a gente perde algo ou alguém e estamos nos sentindo mal é importante deixar a dor vir e senti-la. Sofrer faz parte da vida e é saudável aprender a lidar com ela.

Chore sozinho, chore junto, chore vendo filmes fofos, comendo brigadeiro… mas chore! Não reprima o choro. Chore e quando se sentir bem, faça o que for possível para aprender a lidar com esse momento difícil.

PASSO 2: REFLITA SOBRE A QUESTÃO

Nada de jogar para debaixo dos panos. É normal em um primeiro momento a gente passar pela fase de negação de que algo aconteceu. Como, por exemplo, “Eu não posso ter saído desse emprego”, “Eu vou voltar a namorar o fulano” etc.

Esse momento faz parte, é difícil mesmo no início, mas uma coisa que a gente não pode esquecer é de pensar sobre o assunto e aceitar determinada situação. Pensar o que está acontecendo, perceber como você realmente se sente diante dessa situação pode ser o caminho para definir como você vai sair dela.

É preciso respeitar seus limites, seus desejos, suas vontades e isso só será possível se você se colocar diante dela. Num dia qualquer, em que você esteja tranquilo (a), pergunte a si mesmo: “O que está acontecendo?”, “Onde eu estou agora?”, “Como eu estou me sentindo diante disso?” e “O que eu posso fazer para me sentir melhor com o que eu tenho disponível?”

PASSO 3: CONVERSE COM OS SEUS AMIGOS

Não esqueça que uma boa base pode ser seus familiares próximos e seus amigos. Eles são super importantes para te deixar mais confortável, para te escutar e te acompanhar nas horas mais difíceis.

Tente conversar sobre o que sente com alguém. Se você não se sentir confortável para falar com pessoas próximas sugiro escrever em algum lugar, expressar de alguma forma o que sente como em um diálogo. MAS NUNCA ESQUEÇA DAS SUAS AMIZADES E DOS FAMILIARES QUE TE AMAM! Nem que seja só para ficar vendo filmes e falando besteiras em casa.

Como lidar com a tristeza em 10 passos

PASSO 4: TENHA UM HOBBIE

Desenvolver uma atividade e aprender coisas novas ajudam a dar uma renovada na alma. Isso é fato. Depois de perder alguma coisa pode ser extremamente benéfico para ajudar você a lidar com uma nova realidade.

Uma coisa que me ajudou muito foi ir às aulas de teatro. Lá, além de fazer novas amizades, eu pude aprender a lidar melhor comigo mesma, desenvolver algumas habilidades e me preocupar com outras coisas (como a estreia da peça no fim de ano).

Você não precisa frequentar as aulas de teatro, mas considere fazer aquela atividade que você sempre teve vontade, mas sempre adiou.

Sabe aquela aula de desenho que você queria fazer? O bordado que você queria que a sua avó ensinasse? Então, A HORA É AGORA! Veja as possibilidades e dentro delas comece uma atividade que ajude você a desenvolver algo novo e que seja, ao mesmo tempo, agradável.

PASSO 5: SE DISTRAIA

Principalmente se o motivo da bad for o término de um relacionamento, é bom se distrair porque ajuda na hora de recaídas.

Tente assistir filmes, séries, desenhos animados, ler livros, ver seus amigos, frequentar um clube, por exemplo.

Outra forma de se distrair que pode ser extremamente benéfico é a prática da caridade. Que tal doar seu tempo para alguém ou alguma causa? Usar um tempinho para ajudar numa casa de repouso? Ou então ajudar no sopão da cidade? É uma ótima forma de tirar o foco dos seus problemas e olhar para os outros.

PASSO 6: FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

Existem vários estudos que falam sobre como a prática de exercícios físicos nos ajudam a produzir serotonina (um hormônio ligado a nossa capacidade de sentir prazer) e a reduzir a adrenalina do corpo (que aumenta em casos de estresse).

Uma rotina de atividades físicas ajudam a melhorar o bem estar, a melhorar a auto estima e também deixa seu corpo mais disposto.

Se você for uma pessoa que, como eu, não gosta de academia, pode optar por qualquer outra atividade física: Dança, Yoga, Natação, Vôlei, Futebol e outras atividades que ajudem a mexer o corpinho.

Como lidar com a tristeza em 10 passos - Faça Exercícios físicos - Inspiradouro

PASSO 7: REAVALIE A SEUS HÁBITOS ALIMENTARES

Passo importantíssimo. Você sabia que alguns alimentos podem estar tirando toda a sua energia? Que podem estar te deixando mais mal do que bem?

É verdade que mudar a rotina alimentar é estressante e muitas vezes ruim (isso a gente vê com a quantidade de dietas que não funcionam).

Você não precisa deixar de comer as coisas que gosta, mas se tem o hábito de comer muitas frituras, gorduras saturadas e açúcares, esquecendo de alimentos que possuem vitaminas necessárias pro seu corpo, isso pode estar te deixando mais cansado e mais desanimado. Aprender a cozinhar coisas saudáveis podem te dar uma animada e a melhorar suas habilidades na cozinha. Só sucesso!

PASSO 8: CONSIDERE ARRUMAR UM BICHINHO DE ESTIMAÇÃO OU CUIDAR DE PLANTAS

Um bichinho de estimação ajuda a gente a se sentir mais amado, eles precisam da nossa ajuda também e isso ajuda a tirar o foco do nosso problema. Fora que é uma gracinha!

A jardinagem é um trabalho manual muito satisfatório. Ver seu trabalho ser recompensado com o tempo, ajuda a ter paciência e a perceber melhor o tempo, além das plantas também serem ótimas companhias.

ATENÇÃO: Não tenha caso você realmente não tiver como cuidar.

PASSO 9: CURTA A SUA PRESENÇA

Lembrando que é diferente de se isolar. Se isolar não é bom. Mantenha contato com seus amigos com seus familiares mas reserve um tempo para você mesmo.

Pode ser através de um hobbie mais solitário como a pintura ou a escrita. Aprenda a aproveitar sua presença consigo mesmo. Vá ao cinema sozinho, vá ao teatro, ao museu, dê um passeio, tire um dia para você em casa. Se descubra! Aproveitar a nossa presença é um ótimo jeito da gente aprender a se amar e a nos respeitar.

PASSO 10: PROCURE AJUDA!

Nada do que foi dito acima resolveu para você? Você já fez de tudo e ainda se sente mal? Esse sentimento é recorrente? Tem se isolado do mundo todo e se sente solitário? Parece que não importa o que você faça nada vai resolver? Você pode estar com um problema mais sério e precisa de ajuda. Não desanime por isso. Procurar ajuda é o melhor método para lidar com a sua situação.

Ir à terapias e/ou procurar um médico pode ser a solução para algum dos seus problemas e pode ajudar você a resolver seu problema.

O que achou dessas dicas? Tem alguma outra? Comente!

Escrito por Maria Carolina
22 anos de puro amor, futura produtora cultural, escritora de histórias que não tem fim e fanzineira nas horas vagas.